História do Dia Internacional das Mulheres

Hoje, dia 8 de março, é o dia internacional da mulher. O Bela Bagunça não poderia deixar essa data passar em branco. Portanto dedico essa postagem às mulheres, e falarei um pouco mais desse dia.

Na época da Revolução Industrial (mais precisamente, da segunda), homens, mulheres, crianças e idosos trabalhavam da mesma forma, em condições extremamente precárias e desumanas. Haviam, é claro, várias revoltas reinvincando melhorias na situação. Revoltas estas que eram reprimidas com muita violência e derramamento de sangue.

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecido ocuparam o local e fizeram uma grande greve, em Nova York. Pediam coisas como redução da jornada de trabalho para 10 horas diárias (na época era de inacreditáveis 16 horas diárias) e equiparação de salários com os homens. A repressão foi brutal. As mulheres foram trancadas na fábrica, e esta foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram neste ato.

Este fato pode ter feito com que essa data tenha sido escolhida para homenagear as mulheres, apesar de nenhuma confirmação disso. Durante a primeira conferência internacional das mulheres, foi decidido que seria criado um dia para o dia internacional da mulher, mas sem nenhuma data específica. Nos primeiros anos, o dia era comemorado em datas diferentes, segundo os países. Até que a partir de 1914 a data foi comemorada pela primeira vez em 8 de março na Alemanha e na Suécia, passando depois para os demais países. Mas apenas em 1975 a data foi oficializada pela ONU.

Algumas curiosidades:

  • Para a mulher brasileira, uma data que marcou foi 24 de fevereiro de 1932, quanto foi instituído o voto feminino, na revolução constitucional comandada por Vargas.

  • No Ocidente, esta data foi comemorada nas décadas de 1910 e 1920, mas acabou sendo um pouco esquecida. As comemorações foram retomadas na década de 1960, pelo movimento feminista crescente.

  • Devido à oficialização da data pela ONU, 1975 foi designado como o Ano Internacional da Mulher.

1 comentários:

Anônimo disse...

Oiiii =D

Valeu pela informação ^^

já tinha ouvido falar, mas nunca tive a curiosidade de pesquisar oq tinha acontecido em 8 de março, agora eu vi rsrs

muito legal sua postagem e seu blog rsrs

bjs de fada!

Postar um comentário

E você, o que pensa sobre isto?