Briga de portáteis

Bem, vou postar aqui um texto que eu escrevi há algum tempo, comparando o Nintendo DS ao PSP. Apesar de hoje em dia já estarmos na nova geração desses videogames (PSP 3000 e Nintendo DSi), a segunda geração (analisada no review) ainda é muito popular, talvez até mais que a atual. Mas de qualquer forma ficarei devendo um review desses novos modelos para vocês.

Do lado da Sony, temos o PSP, PlayStation Portátil.
Do lado da Nintendo, temos o Nintendo DS, abreviação de Double Screen, que é no caso a principal característica do portátil, ter duas telas.

A briga entre os dois vem desde o lançamento, cada um com seus inúmeros defensores. Vamos então ver alguns argumentos para cada lado.

  • Pelo PSP, temos sempre o mais forte argumento, o gráfico. Realmente, o gráfico do PSP é muito superior ao do DS, até mesmo porque trabalharam para o gráfico ser um forte no PS, enquanto no DS, assim como todo console da Nintendo, o gráfico não foi feito pra ser o principal.
  • Do lado do NDS, podemos considerar o destaque do portátil, que é o fato de ter duas telas, sendo uma delas sensível à toque. Sem dúvidas, é um grande chamativo, pois promete mais interatividade com o usuário, tanto para jogos como para programas como por exemplo o navegador web, que pode ser adquirido para ambos consoles.
  • O PSP tem outra vantagem, além do gráfico, que é o seu poder de processamento, superior ao do NDS.
  • Um último ponto para considerarmos, é o tamanho dos jogos em relação à capacidade de armazenamento de cada portátil. No NDS, um jogo em média tem entre 32 e 64 MB. Temos excessões, como jogos com 8MB, 16MB, e também de 128MB, normalmente não passando disso. Porém, o NDS não tem armazenamento interno, assim cartões externos tem que ser adquiridos para armazenar. Mas com o pequeno tamanho dos jogos, esses cartões podem ser bem aproveitados. No PSP, vemos diferenças. Os jogos para o portátil são bem maiores, sendo em média 1GB, chegando até mesmo em 2GB e alguns poucos chegando a mais do que isso. O armazenamento interno do PSP é de 1,8GB, cabendo então, normalmente, no máximo dois jogos. Mas também podem ser adquiridos cartões externos (Memory Stick) desde 32MB a 16GB para ele. Mas, chegamos a conclusão que no quesito tamanho do jogo x armazenamento o NDS leva vantagem, pelo tamanho de seus jogos ser muito menor do que os do seu concorrente, PSP.
Enfim, cada um tem seus atrativos, e não podemos fechar os olhos e considerar somente um dos dois bons. Claro, cada usuário tem sua preferência, e isso deve ser levado em consideração ao escolher o seu portátil. Muito basicamente, podemos concluir que: Interatividade? NDS. Gráfico? PSP. Mas isso é claro, analisando superficialmente os fatores.

Para fechar, coloco um vídeo aqui mostrando uma briga entre o DS e o PSP. Infelizmente está em inglês, mas dá pra entender o básico da briga só vendo. ^^


Category:

3 comentários:

palavras ao vento disse...

uma briga de cachorro grande...e quem ganha somos nos....assim espero...rsrs

fellyps disse...

Bom, não sou muito fã de portateis, mas prefiro o PSP sem duvidas.. sou suspeito.. sou fã da Sony ahusha

LCSousa disse...

PSP >>>>>>>>>>>>>>>>>> DS (FATO)

Postar um comentário

E você, o que pensa sobre isto?