Os símbolos da Páscoa

Quem nunca se perguntou de onde vem alguns dos símbolos da páscoa, por exemplo, o ovo de páscoa, ou o coelho da páscoa? Confira a origem de alguns desses simbolismos. Por ser uma comemoração sacra, a maioria deles tem fundos religiosos.

Ovo de Páscoa

Em praticamente todas as culturas o ovo traz a ideia de nascimento, de vida. Desde a antiguidade já se presenteavam pessoas na ocasião da Páscoa com ovos enfeitados e coloridos. O cacau também sempre foi conhecido pela energia que contém. Com o surgimento da indústria do chocolate, em no século XIX, os elementos se juntaram em um só, e hoje o ovo de páscoa é um dos símbolos que mais lembram a data.


Coelho

Mamífero que se reproduz constantemente, representa a fecundidade, que consequentemente nos remete à vida. Além disso, também é símbolo da Igreja Católica, que é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus aos povos.





Círio Pascal

É uma grande vela que se acende na Igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o caminho de todos. Tem gravadas as palavras "Alfa" e "Omega", que quer dizer que Deus é o princípio e fim.



Pão e Vinho

Eram na antiguidade a comida e bebida mais comum para vários povos. Foram os alimentos da última ceia de Jesus, que (possivelmente) celebrava a Páscoa. Ficou marcada por esse motivo como um dos símbolos desta data.



Colomba Pascal

É um bolo semelhante ao panetone, mas com formato de uma pomba. Representa a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos quando há a ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, a pomba simboliza a paz, centro não só do cristianismo, mas de todas as religiões.



Cordeiro

Símbolo mais antigo da Páscoa, representa a aliança entre Deus e o povo judeu. Antigamente, a data era celebrada com o sacrifício de um cordeiro (veremos mais sobre isso na postagem de amanhã).

0 comentários:

Postar um comentário

E você, o que pensa sobre isto?