
Platão, um dos mais importantes filósofos da Grécia Antiga, ajudou a moldar a filosofia ocidental e fundou a Academia de Atenas, primeira instituição de ensino superior do ocidente.
Seu nome, entretanto, não era esse. Acreditam que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles. Como além de filósofo e matemático ele era um atleta, tinha um porte físico apropriado para atividades físicas. E uma das características de seu porte era a largura dos seus ombros, mais precisamente o tamanho do osso homoplata (também conhecido como escápula), localizado nessa região. E por isso ele ficou conhecido como Platão, devido a essa particularidade física. Um homem sempre lembrado por suas façanhas intelectuais e contribuição para a ciência é conhecido por um nome que remete ao fato dele também ter sido um homem dos esportes.
Agora, convenhamos, ainda bem que reduziram para Platão. Pensem como soaria estranho se ele fosse conhecido como Homoplatão. E pra finalizar, imaginem falarmos pros outros que já vivemos (ou estamos vivendo) um "amor homoplatônico".
7 comentários:
Opa cara! Blog de qualidade ! muito bacana mesmo! to seguindo! gostei do final do texto! um amor homoplatonico! haha abraço!
o amor muitas vezes e complicado...imagine se fosse assim...ia complicar mais...eee
Um amor homoplatônico soa no mínimo duvidoso! HUAHAUHAUHAHHUA. Belas curiosidades, vou seguir seu blog. ;*
Muito interessante..
Me fez lembrar do trabalho escolar da minha irmã rs
Well.. isso de Amor Homoplatônico.. é meio duvidoso hein
IUASHDIUAHSDIUH
Grécia.. Platão..
Venha no meu Blog tbm..
Japão XD
Achava que Platão era um personagem e Aristóteles outro.
muito bom
historiaaa
kakkaka e é amigo platão é um e aristoteles é outro o nome de platão era aristocles =))
Postar um comentário
E você, o que pensa sobre isto?